Vítor Gaspar, ministro das Finanças
O Governo reviu hoje em baixa as suas projecções para a economia portuguesa, tal como já era esperado. Há pouco mais de um mês, o Executivo previa que a economia contraísse 1,8% no próximo ano, mas as previsões avançadas na proposta do OE são, agora, bem mais negras: o país vai viver a pior recessão desde 1975, com o PIB a cair 2,8%.
É o resultado do reforço da cura de austeridade, que, além de todas as medidas já previstas no acordo de ajuda externa, irá cortar nos subsídios de férias e de natal para os funcionários públicos e os pensionistas.
Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, explicou que estas previsões macroeconómicas têm em conta o efeito das medidas de austeridade e a degradação das perspectivas económicas. Para este ano, o Governo prevê agora uma recessão de 1,9%, em vez dos 2,2% inicialmente estimados. Em dois anos (2011 e 2012), a economia vai cair quase 5%.
De acordo com Vítor Gaspar, a actividade económica começará a recuperar em 2013, ano em que terá também início a descida da taxa de desemprego.
“Temos de romper com o hábito do passado” de não cumprir os défices públicos, disse.
Fonte: publico.pt
Por: Daniela Marques.
Sem comentários:
Enviar um comentário