O projecto foi elaborado pelo Professor Engenheiro Edgar Cardoso, que na Memória descritiva diz em resumo o seguinte:
“A ponte rodoviária Macau-Taipa vai estabelecer, com carácter definitivo e permanente, a ligação entre a cidade de Macau e a ilha da Taipa de modo a deixar livre passagem para a navegação.
Trata-se de uma obra do mais elevado interesse para o desenvolvimento de Macau nos seus múltiplos aspectos, especialmente turístico-industriais, agora mais relevantes, uma vez que se encontra concluída a estrada de ligação da ilha da Taipa à ilha de Coloane e se dispõe já aí de considerável área de terreno conquistado ao mar.
A conclusão desta importante obra vai trazer uma continuidade geográfica ao território da Província ligando a cidade de Macau ao conjunto já existente Taipa-Coloane.
“A ponte rodoviária Macau-Taipa vai estabelecer, com carácter definitivo e permanente, a ligação entre a cidade de Macau e a ilha da Taipa de modo a deixar livre passagem para a navegação.
Trata-se de uma obra do mais elevado interesse para o desenvolvimento de Macau nos seus múltiplos aspectos, especialmente turístico-industriais, agora mais relevantes, uma vez que se encontra concluída a estrada de ligação da ilha da Taipa à ilha de Coloane e se dispõe já aí de considerável área de terreno conquistado ao mar.
A conclusão desta importante obra vai trazer uma continuidade geográfica ao território da Província ligando a cidade de Macau ao conjunto já existente Taipa-Coloane.
Como seguidamente se desenvolverá, a obra de arte é formada por: terraplenos de aproximação, um junto de Macau e outro da Taipa, com a extensão respectivamente de 107,11 metros e 773 metros; por dois viadutos de acesso de betão armado, um do lado de Macau com o comprimento de 282 metros e outro do lado da Taipa com 1 038 metros, e por a ponte propriamente dita a cada um dos lados do canal de navegação, constituída por uma estrutura continua de betão armado e com um vão central de 73 metros de comprimento, deixando livre uma altura de 27 a 34 metros acima da máxima praia-mar para o canal de navegação, em estrutura de betão pré-esforçado, perfazendo 1 213 metros.
Por: Kátia Ventura, pt
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