De acordo com a definição nacional são PME as empresas que preencham os seguintes requisitos: empreguem até 250 trabalhadores; não ultrapassem os 40 milhões de vendas anuais; e não possuam nem sejam possuídas em mais de 50% por outra empresa que ultrapasse qualquer dos limites definidos nos pontos anteriores.
Segundo dados fornecidos pelo INE, relativos a 2008, as PME empregam 2 178 493 pessoas.
As micro, pequenas e médias empresas são definidas em função dos efectivos de que dispõem e do seu volume de negócios ou do seu balanço total anual.
Nos casos em que é necessário distinguir entre pequenas empresas e empresas de média dimensão, temos:
-> Média Empresa que é definida como uma empresa que emprega menos de 250 pessoas e cujo volume de negócios não excede 50 milhões de euros ou cujo balanço total anual não excede 43 milhões de euros.
-> Pequena Empresa que é definida como a que tem menos de 50 trabalhadores, um volume de negócios anual que não exceda 7 milhões de Euros ou um balanço total anual que não exceda 5 milhões de Euros e que cumpre o critério de independência acima definido.
-> Microempresa que se distingue dos outros tipos de PME por ter menos de 10 trabalhadores.
Qual o peso das PME na estrutura empresarial nacional?
As PME representam 99,7% do tecido empresarial, geram 72,5% do emprego e realizam 57,9% do volume de negócios nacional (segundo dados fornecidos pelo INE, relativos a 2008).
Por: Ana Beatriz Cardoso Bandeira
Sem comentários:
Enviar um comentário