segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Waris Dirie

  Segundo a ONU, 6 000 meninas no mundo sofrem mutilação genital todos os dias. A ex-top model Waris Dirie tinha apenas 3 anos quando foi vítima da absurda prática, fundada na ignorância de que a 'mulher pura' não pode sentir prazer durante o sexo. 
  Waris Dirie que já conseguiu mudar leis retrógadas de vários países, converteu-se numa defensora da luta pela erradicação da prática da Mutilação Genital Feminina e atualmente é embaixadora da ONU. Escreveu vários livros sobre as suas vivências e foi tema de um filme "Flor do Deserto".

  “Houve uma altura em que me apercebi de que era hora de deixar as passarelas e criar a Fundação Waris Dirie. Isso aconteceu quando dei conta de que havia coisas importantes que precisava de fazer na minha vida, como lutar contra a mutilação genital feminina. Estima-se que mais de 150 milhões de mulheres no mundo sofrem com essa tortura. Todos os dias, bebés recém-nascidos são submetidos à mutilação. A Fundação Waris Dirie (www.waris-dirie-foundation.com) organiza campanhas internacionais para consciencializar as pessoas. A mutilação genital feminina não pode ser encarada como uma tradição cultural ou religiosa, ela é um crime que procura justiça. A fundação também apoia as vítimas, realizando até cirurgias de reconstrução das partes mutiladas.
  Fui co-produtora do filme “Desert Flower”. Para mim, era muito importante que mostrasse a dimensão real do problema. Quando vi a minha vida exposta assim fiquei chocada num primeiro momento, mas logo percebi que era uma arma poderosa na luta contra a MGF.”


                                                                                                                            Waris Dirie

Por: Ana Beatriz Bandeira

3 comentários:

  1. Acho isso muito importante está divulgação, sou professor e passei o filme a flor no deserto para os meus alunos.

    ResponderEliminar
  2. Essa mulher é o maior Exemplo de VIda que eu já vi em toda a minha Vida, Parabéns Waris

    ResponderEliminar
  3. Assistindo o filme dá para ter uma dimensão muito maior desse absurdo que fazem com as crianças e mulheres!!! Pessoa muito admirável!!!

    ResponderEliminar