Os indicadores económicos são grandezas de carácter económico, expressas em valor numérico, cuja principal utilidade consiste na aferição dos níveis de desenvolvimento de países, regiões, empresas, etc. (permitindo, também, como é evidente, efectuar comparações).
No caso dos indicadores referentes a países, regiões ou grupos de pessoas, dentro de uma classificação ampla de indicadores económicos, também se utilizam outros de carácter social ou demográfico, como a seguir se exemplificará.
Na análise da situação económica relativa dos diversos países ou regiões geográficas, é usual compararem-se indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB), o PIB per capita, o saldo das balanças externas, o nível da inflação, a taxa de desemprego, o défice orçamental, etc.
Entretanto, consideram-se ainda outros indicadores, de carácter puramente social (por exemplo, número de automóveis, de televisores, de telefones por cada milhar de habitantes) ou demográfica (como a taxa de natalidade, de mortalidade, de mortalidade infantil, a esperança de vida à nascença, etc.).
Na comparação inter-empresas, alguns indicadores comuns são os resultados líquidos, o montante dos capitais próprios, o total do ativo, o volume de vendas, o número de empregados e o valor acrescentado bruto por trabalhador.
Por: Pedro Torres
Fonte: infopedia.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário